5 alternativas de bebidas e 1 segredo infalível

Fruta ou Suco?

Mais fruta ou mais água?

A correria dos dias atuais, com mais e mais atribuições, tem favorecido o aumento no consumo dos produtos industrializados. O consumo de frutas é um dos melhores exemplos, sendo usualmente substituído pelos sucos. Mas você se preocupa com que tipo de suco você toma? Confira os 5 mais conhecidos e saiba se tem se hidratado direito!

Suco em Pó

Suco em Pó

Os sucos industrializados armazenados em caixas ou em pó, são pobres em fibras e vitaminas, mas ricos em conservantes, açúcar ou adoçantes. Esses componentes podem gerar dores, aumentar o risco de diabetes, doenças cardiovasculares e ainda aumento de peso.

Néctar e Refresco

Néctar e Refresco

Refrescos são feitos a partir da diluição do suco de fruta em água, extrato ou polpa, mas com muito pouca concentração da fruta: 10%.

O néctar, por sua vez, melhora, mas contém quantidades de no máximo 30% da fruta, possuindo muitos aditivos químicos e água.

Polpa

Polpa

O consumo de polpas congeladas é uma alternativa interessante quando comparada às opções industrializadas, porém contêm menos fibras e vitaminas devido ao seu processamento. Além disso, quanto maior o período de armazenamento, mesmo que congelado, maior a redução dos benefícios. Por isso, optar por aquelas que tem menor tempo de fabricação é uma boa pedida!

Suco Natural

Suco Natural

Sucos naturais superam em qualidade as demais bebidas, porém, não substituem as frutas. DICA: quando possível, adicione uma fonte de fibra à preparação, como farelo de aveia, quinoa ou amaranto em flocos.

Frutas

Frutas

Segredo de uma alimentação saudável, a fruta sempre será uma opção melhor, pois são ricas em fibras, vitaminas e minerais com o poder de retardar ou diminuir o aparecimento de doenças. Assim fica bem fácil de escolher como se alimentar na próxima refeição! ;)

Tem sugestões para as nossas dicas de alimentação? Comente abaixo. E lembre-se de aproveitar nossa inúmera rede credenciada de supermercados e restaurantes com seu cartão de crédito e Cartão Refeição e Cartão Alimentação para comprar alimentos frescos e saudáveis!

Nutricionista responsável Fabiane Almeida | CRN 8 6363

Fontes de apoio:

1. SILVA, P. J. Escolhas e influências dos consumidores de alimentos na modernidade reflexiva:Um estudo em supermercados. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Sociologia,Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná. 2006, p. 19-93

2. FERREIRA, S. R. G. Alimentação, nutrição e saúde: avanços e conflitos da modernidade. Cienc Cult; 62(4): 31-33, 2010.

3. MELO, E. A. et al. Capacidade antioxidante de frutas. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas; 44 (2): 193-198, 2008.

4. LUDWIG, D. S.; PETERSON, K. E.; GORTMAKER, S. L. Relation between consumption of sugar-sweetened drinks and childhood obesity: a prospective, observational analysis. Lancet; 8: 357: 505, 2001.

5. FERREIRA, T. S.; CHAFAUZER, C.; ARAÚJO JÚNIOR, F.M.; SILVA, G.B. Obesidade central em jovens. Science in health; 3(2): 61-73, 2012,

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