Condições adversas e como lidar com elas

Condições Adversas

Estar prevenido na hora de dirigir é fundamental.

Primeiramente, o que são condições adversas?

Em resumo é qualquer fator que pode vir a prejudicar na condução do veículo e com isso aumentar a possibilidade de um acidente de trânsito. E lembrando que pode ocorrer mais de um fator ao mesmo tempo, o que torna o perigo ainda maior.

Assim, conheça as seis principais e entenda porque precisamos saber como lidar com cada uma delas:

  1. Luz

  2. Tempo

  3. Vias

  4. Trânsito

  5. Veículo

  6. Condutor

  • Condições Adversas: LuzLuz: O excesso de claridade pode provocar ofuscamentos e, se vier de outro veículo, avise piscando os faróis e desvie o foco da sua visão para o acostamento do lado direito. Se for por excesso de luz solar, não esqueça de usar a pala de proteção e óculos de sol.

A falta de iluminação nas estradas, faróis desregulados ou com defeito causam situações de pouca visibilidade, o que impede o condutor de perceber buracos, desníveis, desvios e interdições. Realize a manutenção adequada dos faróis e dirija com atenção redobrada nessas circunstâncias ;)

  • Condições Adversas: TempoTempo: Chuva, vento, granizo, neblina e até mesmo calor em excesso, diminuem muito a nossa capacidade de ver e avaliar as reais condições da estrada. Além disso, podem causar problemas como acúmulo de barro ou areia na pista e desmoronamentos, tornando-as ainda mais perigosas.

Assim, reduza a velocidade, mantenha os faróis acesos e se necessário saia da estrada e espere o momento mas apropriado para voltar a dirigir.

  • Condições Adversas: ViasVias: Antes de iniciar qualquer percurso, procure se informar sobre as condições da via, para programar o melhor itinerário e o tempo que levará. Verifique também se os equipamentos de uso obrigatório estão em perfeito estado de uso, caso seja necessário utilizá-los em situações de emergência.

Gostou das dicas? Fique ligado! No próximo mês falaremos sobre as demais condições adversas: trânsito, veículo e condutor. Tem sugestões ou dúvidas sobre o assunto? Comente!

Fonte de Apoio: Detran Paraná

Tagged: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*