Fator Antinutricional

Fator Antinutricional

Saiba onde você está errando na alimentação.


Natal chegando, festas de fim de ano e com tudo isso vem as ceias e bastante comida nas reuniões em família e com amigos. É sempre importante saber dosar bem a quantidade, mas também é necessário ficar atento à qualidade, principalmente na hora do preparo. Trata-se do fator antinutricional.

Pouco conhecido, esse fator refere-se aos compostos que atrapalham ou diminuem a absorção de nutrientes. São alimentos ou modos de consumo que reduzem o aproveitamento das vitaminas e minerais. Por isso devemos ficar atentos a eles:

Oxalato

Encontrada em vegetais, essa substância não é metabolizada pelo nosso organismo, saindo direto pela urina. Pacientes diagnosticados ou com histórico de cálculo renal, artrite, reumatismo e gota devem ter atenção ao consumo de espinafre e carambola, por exemplo, pois são ricos nesse nutriente. Dica:

  • Ferva em vez de assar. É comprovado que essa forma de cozinhar os alimentos ajuda, principalmente os pacientes com predisposição à doenças renais.

Betacaroteno

Um ótimo nutriente, está presente em vegetais verde-escuros, cenoura e brócolis e associado a gorduras “boas” como azeite de oliva extravirgem, facilita o aproveitamento das vitaminas A e E. Porém, a sua absorção pode diminuir caso o alimento seja consumido cru. Dicas:

  • A cenoura ralada passará por maior exposição à luz e ao ar, deteriorando mais vitaminas, por isso o corte vertical minimiza a perda. Além disso, o cozimento na água com pressão ou vapor tem maior estabilidade, comparada a fervura convencional.

Licopeno

Outro nutriente benéfico, é um agente antioxidante encontrado em legumes e frutas avermelhadas como tomate, melancia e goiaba e ainda ajuda no combate ao câncer. Mas, sua absorção acontece com mais eficácia no tomate processado, em forma de molho e suco.

Feijões

Importantes para alimentação, contêm taninos e fitatos, que atrapalham a absorção de minerais causando má digestão, gerando gases e estufamento do abdome. Dicas:

  • Esse fator pode ser facilmente reduzido quando os grãos ficam de molho, de 8 a 12 horas, com troca da água na metade desse período.

  • Acrescente gotas de limão ou 1 colher de sobremesa de vinagre na água para potencializar o processo.

É importante estar sempre atento, mas em uma alimentação bem variada o impacto desses fatores antinutricionais é pequeno. Mesmo assim consulte sempre o seu nutricionista ;)

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Nutricionista responsável Fabiane Almeida | CRN 8 6363

Fontes de apoio:

1. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 18(2): 67-79, 2011.

2. Rao & Agarwal. J Am Coll Nutr 19(5):563-9, 2000.

3. Goodman M et al. Nutr Cancer. 2006;55(1):13-20.

4. Giovannucci. J Natl Cancer Inst 91:317-31, 1999.

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