6 luzes do painel do seu carro que você devia conhecer

Painel de Controle do Carro

Saiba o que significa cada ícone!

 Quem nunca se deparou com uma luz acesa no painel do carro ou ficou em dúvida sobre os significados dos diferentes símbolos localizados atrás do volante? Quando acende aquela com a bombinha de combustível, é fácil: está na hora de abastecer. Mas nem todas as luzes do painel são autoexplicativas. Se você ainda não sabe o que significa cada uma delas, preste atenção na lista abaixo porque elas podem indicar problemas de manutenção do carro.

Luz de Temperatura Alta

Luz de Temperatura Alta

 

Indica problemas no sistema de ventilação do motor. Melhor parar o carro e chamar socorro. Se você persistir, o aquecimento excessivo poderá danificar o motor do seu veículo.

 

 

 

 

Luz de injeção eletrônica

Luz de injeção eletrônica

 

Ela deve apagar após a partida. Se permanecer ligada, algo está errado. Nada muito grave, dá até para seguir viagem, mas é preciso descobrir logo o que houve, pois seu carro vai começar a gastar mais combustível e emitir muita fumaça.

 

 

 

 

Luz de pressão do óleo do motor

Luz de pressão do óleo do motor

 

A luz acesa indica falta de óleo no motor ou algum problema com o sistema de lubrificação do motor, como um defeito na bomba. Pare e chame socorro, há risco do motor fundir.

 

 

 

 

Luz dos faróis

Luz dos faróis

 

Indica se os faróis estão ou não ligados. Quando estiver verde, é a luz baixa. Azul indica luz alta. Lembre-se de que em vias onde há iluminação pública não se deve transitar com a luz alta ligada.

 

 

 

 

Luz do Farol de Neblina

Luz do Farol de Neblina

 

Acende-se quando este farol está ligado.

 

 

 

 

 

Luz do sistema freio

Luz do sistema freio

 

Na maioria dos veículos, o dispositivo tem dupla função: informar que o freio de mão está acionado (a luz fica acesa) e avisar quando o nível do reservatório do óleo de freio está baixo (nesse segundo caso, a luz permanece acesa mesmo quando o freio de mão está solto), o que pode causar perda de eficiência ou mesmo falha no sistema de frenagem.

Gostou das dicas? Fique ligado! No próximo mês falaremos sobre outras luzes do painel que podem acender indicando problemas de manutenção do carro. Ficou alguma dúvida? Manda pra gente nos comentários!

 

Fonte de apoio: Consórcio de Automóveis

Tagged: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*