Lei da Balança

 Lei da Balança

Diga não ao excesso de peso dos caminhões!

Transportar carga além do limite permitido por lei prejudica não apenas a estrada, mas também acaba com o veículo e com a segurança do motorista.

Os danos causados ao veículo são uma consequência grave que vai do desgaste dos pneus e do maior consumo de combustível até a quebra da suspensão e o desgaste do sistema de freios, comprometendo seriamente a segurança do caminhão. Outro ponto negativo ao exceder a capacidade de carga do veículo é o aumento da emissão de gases poluentes. Além de o veículo consumir mais combustível, a queima começa a ficar irregular com o tempo, já que o motor trabalha sob pressão, o que piora a qualidade dos gases liberados.

Veículos com excesso de peso são os principais responsáveis também por danificar o asfalto das estradas. Caminhões com sobrecarga causam redução na vida útil do pavimento das rodovias pelo surgimento precoce de trincas, buracos e afundamentos na superfície do pavimento. Um caminhão com 50% de excesso de carga causa 10 vezes mais danos ao asfalto do que se estivesse obedecendo à lei da balança.

Agora, o que mais importa mesmo é que tudo isso pode pôr em risco a segurança e até a vida do condutor e de outras pessoas também. Por isso, lembre-se, motorista: não permita peso acima do estabelecido por eixo em seu veículo.

Ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão para nós? Mande nos comentários =D

Fonte:

Transporte Mundial

Transal Transportes

Tagged: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*