Dica da Nutri – Cartão Alimentação

Post_IN_Leguminosas

Os legumes favoritos dos brasileiro e suas funcionalidades!

Olhando para um modelo de prato ideal (acrescentar a imagem), nem sempre damos a devida importância aos substitutos da famosa combinação arroz com feijão. Porém é fundamental o rodízio dos alimentos no dia a dia, para reduzir o risco do desenvolvimento de alergias e/ou intolerâncias. Por isso, falaremos um pouco mais sobre as proteínas vegetais, as leguminosas.

Principal leguminosa consumida: feijão.

Principais substituições: lentilha, grão-de-bico, ervilha e soja.

  • Lentilha

Características: Cultivada normalmente em regiões de clima temperado.

Uso culinário: Tem alto valor nutricional, é de fácil cozimento e seu paladar se assemelha ao do feijão, além de ter maior digestibilidade.

  • Grão-de-bico

Características: É rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B.

Uso culinário: Pode ser consumido como grão verde, grão seco ou grão reidratado, consumido com saladas, carnes ou farofas. Os grãos também podem ser conservados em salmoura ou congelados.

  • Feijão de Corda

Características: Seu valor nutricional é semelhante ao do feijão comum em termos de proteínas, carboidratos e minerais.

Uso culinário: No seu preparo por cozimento, o caldo é geralmente fino e a casca menos branda, o que também resulta na preparaçãode saladas e sopas.

Mas lembre-se!

Toda e qualquer indicação deve ser precedida de avaliação, por isso, procure seu nutricionista para lhe orientar quanto, qual espécie e qual a melhor forma de preparo e consumo sobre as leguminosas.

Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. Ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

Tagged: , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*