Dica da Nutri – Cartão Alimentação

Frutas Vermelhas

As Frutas Vermelhas são riquíssimas para o organismo. Confira já!

Finalizando nossa série, falaremos sobre as berrys encontradas no Brasil. Seus benefícios são associados aos fitoquímicos presentes nessas frutas, podendo ter ação antioxidante e anti-inflamatória, assim como auxiliar na prevenção de diversos tipos de câncer, pois seus componentes reduzem o estresse oxidativo e a inflamação causada por estresse, aditivos químicos, sedentarismo, entre outros. Vejamos alguns exemplos:

Açaí

Características: o açaí é considerado um alimento de grande valor nutricional, pois apresenta em sua composição fibra alimentar, antocianinas e minerais.

Uso culinário: a polpa pode ser utilizada na preparação de sobremesas, sucos, vinhos, licores ou sorvetes.

Jabuticaba

Características: é uma fruta silvestre de cor roxa escura ou negra. Apresenta polpa branca e suculenta. Há três tipos diferentes: jabuticaba gaúcha (jabuticaba tuba ou jabuticaba-açu), que é grande, de casca fina, roxa escura; jabuticaba de cabinho, reconhecida pelos seus cabinhos compridos; e jabuticaba-sabará ou miúda, que é pequena e de casca grossa. É bastante conhecida nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Uso culinário: pode ser consumida ao natural, mas também na forma de doces, geleias, licor ou vinho. O fruto deve estar com consistência firme, brilhante e sem rachaduras.

Amora

Características: os frutos dão em forma de cachos, que podem atingir até 20 cm de comprimento. De coloração esverdeada, passa de vermelho ao roxo escuro durante a maturação. A amora é fruta nativa do país e pertence à família das rosas, do morango e da maçã, entre outras.

Uso culinário: mais apreciada em seu estado natural, colhida no pé e degustada na hora, a amora-do-mato tem sabor doce e, ao mesmo tempo, pouco ácido. Porém também pode ser feito sucos, tortas, geleias, doces em compota e em calda.

Mas lembrando que toda e qualquer indicação deve ser precedida de avaliação, por isso, procure seu nutricionista para lhe orientar quanto, qual espécie e a qual a melhor forma de preparo e consumo dos carboidratos.

Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. Ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

2. Centro de Nutrição Funcional – VP Consultoria Nutricional.

3. UDANI, J.K.; SINGH, B.B.; SINGH, V.J.; BARRETT, M.L. Effects of Açaí (Euterpe oleracea) berry preparation on metabolic parameters in a healthy overweight population: a pilot study. Nutr J; 10:45, 2011.

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