Dica da Nutri – Cartão Alimentação

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Quais são os melhores lanches para a época de calor e como manter-se hidratado? Saiba mais.

Com o período de férias chegando, é fundamental deixar sempre à mão lanches práticos e nutritivos para que a diversão não acabe antes do tempo. Para quem quer aproveitar o sol com uma proteção a mais (além do imprescindível protetor solar), é importante consumir vitaminas antioxidantes e uma fonte de betacaroteno, pigmento alaranjado presente em alguns alimentos e que confere proteção à pele contra a oxidação causada pelo sol, além de auxiliar na manutenção do bronzeado.

Alimentos Fotoprotetores:
• Cenoura/Abóbora/Mamão (fonte de betacaroteno).

• Açaí (ação antioxidante, devido às antocianinas). Evite as opções com xarope de guaraná.

• Laranja/Goji Berry/Polpa de Acerola (fonte de vitamina C).

• Romã (fonte de ácido elágico, confere proteção à pele).

A hidratação constante também é fundamental, devido à regulação da temperatura corporal, manutenção do trânsito intestinal e prevenção da retenção de líquidos.

Água saborizada:

Opção 1: Água mineral + 1 colher de chá de folhas secas de hibisco.

Opção 2: Água mineral + cascas finas de laranja + 1 ramo de alecrim.

Opção 3: Água + 1 rodela média de gengibre + 1 ramo de canela.

Modo de preparo:

Lave e higienize os ingredientes (exceto as folhas de hibisco), coloque-os em uma garrafa de vidro, com água, deixe a mistura descansar por 30 minutos. Preserve na térmica.

E para garantir energia o dia todo, preparar lanches pequenos contendo fontes de proteína, gorduras boas e/ou fibras garante que a energia do alimento seja liberada no organismo de forma gradual, gerando saciedade por longos períodos. Veja alguns exemplos:

  • Frutas frescas da estação: maçã, banana, ameixa, pêssego, murgot e uvas (estas podem ser congeladas, para ficarem mais refrescantes) ou coco seco em pedaços.
  • Frutas desidratadas/liofilizadas: maçã, abacaxi, banana, goji berry.
  • Mix de castanhas: nas opções prontas para o consumo, evite as que contêm sal na composição, contudo podemos montar nosso próprio kit, para ser mantido em geladeira antes do consumo:
  • 1 castanha do Brasil + macadâmia (3 unid.) + castanha de caju (5 unid.).
  • 1 castanha do Brasil + amêndoa (6 unid.) + noz pecã (5 unid.).
  • 1 castanha do Brasil + pistache (6 unid.) + avelã (4 unid.).
  • 1 castanha do Brasil + pistache (6 unid.) + 1 colher (sopa) de uvas-passas.
  • 1 damasco + 2 ameixas-pretas + 2 nozes ou 2 castanhas (Brasil).

Mas lembre-se, toda e qualquer indicação deve ser precedida de avaliação, por isso, procure seu nutricionista para lhe orientar qual lanche é o mais adequado a sua rotina e qual a porção ideal ao seu organismo.

Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

1. PASCHOAL, V.; NAVES, A; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. São Paulo: VP Editora, 2007.

2. PUJOL, A. P. Nutrição Aplicada à Estética. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2011.

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