Benefícios do Limão

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A dica da Nutri de Fevereiro é sobre o Limão e seus Benefícios.

Muito usado no suco verde, com promessa de emagrecimento, os benefícios do limão vão muito além do que a vitamina C pode proporcionar, pois contém diversos compostos bioativos, com propriedades benéficas à saúde.

Composto com ação altamente antioxidante, o seu consumo regular garante suporte ao sistema imunológico, diminuindo as chances de infecções como gripes e resfriados, assim como a participação na síntese de colágeno, para a saúde da pele e articulações. Por isso, quando houver a indicação do uso de colágeno (a composição da fórmula vai depender da necessidade do organismo de cada pessoa) é fundamental a associação com fontes de vitamina C no momento do consumo.

O limão também contém minerais essenciais ao funcionamento do organismo, como o Magnésio, Cobre, Cálcio e Potássio. E quais seus benefícios? Nós vamos lhe mostrar:

Magnésio

  • Participa da manutenção e saúde óssea, pois age em conjunto com o Cálcio e a Vitamina D.
  • Participa do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas (macronutrientes essenciais ao funcionamento do organismo).

Cobre

  • Participa da manutenção da saúde óssea.
  • Participa da pigmentação da pele e oxigenação do corpo.

Cálcio

  • Participa da manutenção da saúde óssea, para a formação dos ossos e dentes.
  • Participa da qualidade dos movimentos corporais (contração muscular) e batimentos cardíacos.

Potássio

  • Participa também da qualidade dos movimentos corporais, pois sua deficiência pode causar fraqueza muscular e câimbras.
  • Participa do equilíbrio do pH corporal, ajudando a manter o organismo mais alcalino.

Então, lembre-se, toda e qualquer indicação de alimentos e/ou preparações deve ser precedida de avaliação, por isso, procure seu nutricionista para lhe orientar qual a frequência de consumo é mais seguro para você.

Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

1.PASCHOAL, V.; NAVES, A; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. São Paulo: VP

Editora, 2007.

2. RAMPERSAUD, G.C.; VALIM, M.F. 100% Citrus Juice: Nutritional Contribution, Dietary Benefits, and Association with

Anthropometric Measures. Food Science And Nutrition; 57(1):129-140, 2015.

3. Bristow SM, Gamble GD, Horne AM, Reid IR. Dietary calcium intake and rate of bone loss in men. Br J Nutr.13:1-7, 2017.

4. GUERRERO-ROMERO, F.; JAQUEZ-CHAIREZ, F.O.; RODRÍGUEZ-MORÁN, M. Magnesium in metabolic syndrome: a review

based on randomized, double-blind clinical trials.Magnesium Research; 2016.

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