Dicas Nutri – Cartão Alimentação

Como usar os alimentos funcionais para melhorar minha saúde?

 Você com certeza já seguiu alguma dica, receita e ou dieta da moda pensando em algum desejo, como perder alguns quilinhos, melhorar a qualidade da pele ou até mesmo aumentar o foco no trabalho e nos estudos, não é mesmo? Existem vários planos alimentares que você pode seguir pensando nesses objetivos, mas uma coisa é certa, nosso organismo é único e responde de forma diferente a estímulos diferentes; no entanto, existem alguns alimentos coringas que você pode incluir na sua alimentação, pensando em melhorar o seu metabolismo para prevenir doenças, manter a imunidade em dia, o peso estável, e ter uma vida mais saudável.

 

Vamos para a prática então?

• Vermelho é a cor da saúde!

Tomate, melancia, goiaba, mamão, o que vamos encontrar neles? Licopeno! Protege a pele, protege contra o câncer e diminui a produção de substâncias que causam o envelhecimento. E como conseguir as maiores fontes? No suco de tomate, no molho de tomate e até mesmo no tomate cru.

• Azedos, pra que te quero?

Frutas cítricas agem fortalecendo o sistema imunológico e são fontes de vitaminas e minerais. Muitas pessoas têm dificuldade em incluir frutas na rotina alimentar, ainda mais no inverno, mas você já pensou em incluí-las como sobremesa, pós-almoço? Ou com a salada, no jantar? Pequenas porções ao dia já contribuem para gerar os benefícios comentados acima, mas é preciso ser diário, ok!

• Comer gordura é ótimo, quando de boa qualidade!

Por muito tempo, o azeite de oliva não era nem cogitado para consumo diário, devido ao fato de ser indicado apenas cru, sem passar por qualquer processo térmico. Com todos os benefícios nele contido, como controlar a pressão e a redução do risco de câncer, novos estudos nos mostram que é possível sim cozinhar, assar e ou refogar alimentos com ele, sem a preocupação de que isso traga algum mal ao nosso organismo. Mas fique atento: para assados, a temperatura máxima deve ser de 155°C.

• Chá-verde, chá-preto.

O consumo de chás traz inúmeros benefícios, como melhorar a digestão, auxiliar na eliminação de líquidos e diminuir possíveis inflamações. Com o consumo de chá-verde ou de chá-preto não é diferente, pois eles aumentam o gasto calórico do dia, diminuem a multiplicação de células de gordura e assim ajudam a controlar o peso. Aí vai dica de ouro: evite consumir com leite, pois isso diminui a absorção.

• Alho.

O alho quando consumido cru é um excelente preventivo e, porque não, remédio para diversas doenças, como a cardiovascular, diabetes e câncer. Eu sei, não é fácil consumi-lo dessa forma, mas pensando na dose ideal de 1 dente ao dia, faço uma sugestão: coloque alguns dentes no azeite de oliva.

E lembre-se, toda e qualquer indicação de alimentos e/ou preparações deve ser precedida de avaliação, por isso, procure seu nutricionista para lhe orientar.

Fabiane Almeida | Nutricionista CRN 8 6363

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

1.PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. São Paulo: VP Editora, 2007.

2. CHAVES, D.F.S.; PASCHOAL, V. Compostos bioativos dos alimentos. São Paulo: VP Editora, 2015.

Confira essa receita:

No informativo deste mês, vimos várias dicas de como incluir os alimentos coringas no dia a dia. Então hoje vamos aprender como fazer o azeite aromático, que além de delicioso vai te trazer os benefícios do alho.

• 250ml de azeite de oliva extravirgem

• 2 dentes de alho descascado

• 1 ramo de alecrim fresco

Corte ao meio os dentes de alho. Higienize e seque bem o ramo de alecrim. Separe um recipiente próprio para azeite – de cor escura, com fechamento adequado – ou embrulhe a embalagem em papel-alumínio, esse é um fator protetor para evitar a oxidação do óleo. Misture o azeite ao alho e ao alecrim, coloque na embalagem escolhida e guarde em geladeira por 2 dias. Inicie o uso do azeite em pratos frios. Repita após acabar a primeira demanda.

Frutas, legumes e verduras de julho: abacate, banana, coco seco, kiwi, laranja bahia/lima/pera, maçã, mamão formosa, maracujá, melão, morango, tangerina, agrião, alface, brócolis, couve-flor, couve-chinesa, cheiro-verde, couve-manteiga, escarola, repolho, alho, batata, batata-doce, batata-salsa, beterraba, cebola.

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Comentários: 2

  1. Maria dos Santos Silva 17/08/2018 às 11:23 Responder

    Bom dia!
    Como faço para saber o meu limite de crédito atual, sabendo que eu já usei algum crédito

    • Senff
      Senff 17/08/2018 às 11:55 Responder

      Olá Maria, boa tarde!
      Ficamos muito felizes em ter você como cliente!

      Você pode consultar seu limite/saldo disponível, é muito fácil!

      Basta acessar o site http://www.senff.com.br. A seguir:

      - na área de login, digite o número impresso na face do seu cartão,
      - e clique em ENTRAR.

      Na nova janela que se abrirá, digite no teclado virtual a senha do cartão – a mesma que você utiliza no momento de pagar as compras.

      Estando corretos os dois números, todas as informações relativas ao seu cartão ficarão disponíveis.
      Clique em Saldos e Limites e a informação de que você precisa aparecerá.

      Em caso de dúvidas permanecemos à sua disposição.
      Conte sempre conosco!

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