Intoxicação Alimentar

intoxicação alimentar

Depois de falarmos sobre como se alimentar no verão, trouxemos algumas informações sobre a intoxicação alimentar, que é muito comum nesta época do ano.

Entre as possibilidades de acabar sofrendo uma intoxicação alimentar, as refeições feitas fora de casa representam um risco potencial. Todos os dias estamos expostos a diversos corpos estranhos ao organismo, fazendo com que o nosso sistema imunológico esteja sempre em alerta devido à poluição do ar, o excesso de medicamentos, aditivos químicos, metais pesados, agrotóxicos entre muitos outros meios de contaminação.

intoxicação alimentar

Clique para ampliar

No Brasil, o Ministério da Saúde faz a vigilância de surtos de DTA desde 1999 e há registro médio de 665 surtos por ano, com 13 mil doentes. A distribuição por locais de ocorrência – excluindo aquelas que acontecem em nossas residências – revelam que os restaurantes são o lugar de maior incidência.

intoxicação alimentar

Clique para ampliar

 

Fique atento e ao identificar algum dos sintomas relatados acima, procure um médico!

 

Adaptado de: Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica; Surtos de Doenças Transmitidas por Água e Alimentos – Centro de Vigilância Epidemiológica; e Ministério da Saúde.

Nutricionista Fabiane Almeida – CRN 8 6363

Tagged: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*