Festa Julina

Festa Julina com seu Cartão Senff

A copa já acabou, mas o mês de julho ainda não. Aproveite para festejar com nossas dicas de alimentação.

O dia de São João já passou mas a sua fama de “Santo Festeiro” continua. As festas com esse tema são cheias de dança e símbolos como a fogueira, fogos, capelinha, palha e, como não podia faltar, comidas típicas. Parte da tradição dessa importante festa brasileira consiste nos doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil.

 

A comida é um ponto de destaque nestas ocasiões e por isso preparações como a maça do amor, pipoca, quentão, curau, pamonha, bolo de fubá, canjica, arroz-doce e o famoso pinhão ficam em evidência. No entanto, não devemos exagerar! Durante o preparo, são agregados açúcar e gordura em excesso e isso ocasiona ganho de peso e processo inflamatório ao organismo. Dessa forma, saiba como escolher esses quitutes sem medo da balança e aprendendo um pouco do dialeto caipira.

 

Festa Julina

Clique na imagem para ampliar.

 

Nutricionista responsável Fabiane Almeida – CRN 8 6363

 

Fontes de apoio:

PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A.B.B.L. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. 1 ed. São Paulo: VP editora, 2008.

Tabela TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Dicionário do Caipira

Tagged: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Imagem CAPTCHA

*